Entendendo um pouco mais sobre essa fantástica tecnologia...
A tecnologia 3d é basicamente um campo de ilusão, especificamente criado para interagir a imagem projetada com as pessoas.
A perfeita eficácia dessa ilusão depende de recursos audiovisuais, como por exemplo, fazer a sobreposição de duas imagens idênticas uma sobre a outra, deixando a amostra uma pequena faixa de luz, provocando assim, a existência de uma sombra, criando assim a famosa ilusão do 3D.
Disfunções existentes entre as nossas visões esquerda e direita é que possibilitam haver uma forma de se “enganar” o olho das pessoas. pois, é justamente o fato das pessoas terem a visão esquerda diferente da direita, que é a responsável para que o campo ilusório da profundidade na tela seja percebido. assim, o campo tridimensional funciona por que o nosso cérebro utiliza-se das emoções das pessoas para provocar em nós as sensações reais.
O campo da ilusão criada no filme digital 3 d, é bastante amplo, e nele podemos inserir grandes critérios que impressionam as pessoas: como a profundidade na imagem; a possibilidade de observar certas cenas de formas panorâmicas com visões privilegiadas, ou seja, “como se estivéssemos lá dentro da tela”, e por fim, a mais espetacular de todas que mexe com a imaginação das pessoas, que é ver objetos saltarem pela tela. aliás, percebe como é instintivo do ser humano sempre ter a tendência a se afastar com a aproximação do objeto ou mesmo tentar pegar coisas que chegam perto. é o nosso cérebro criando a ilusão de que precisamos interagir, provocando essas sensações.
Existem duas formas de se visualizar imagens 3 D:
A) Com o uso de lentes polarizadas que transformam a imagem individual de cada olho numa única imagem. Tal óculos é composto de lentes que filtram luzes alinhadas na mesma direção, e são utilizadas a fim de igualar as imagens. Um exemplo disso são: os óculos que usamos quando vamos ao cinema assistir filmes 3d. já notou a diferença dos óculos do cinema com os caseiros?; a começar pelos preços que são bem “salgados”, e custam a partir de R$ 1000,00.
B) Com o uso de óculos com lentes coloridas, geralmente, vermelho e azul... que são os óculos 3d que ganhamos quando compramos um televisor, notebook, computador 3d. ou mesmo comprados nas lojas, normalmente, baratinhos, alguns custam menos que R$ 10,00. e podem ser fabricados em casa mesmo utilizando papel celofane azul e vermelho;
Existe até 3D que não precisa de óculos para ser observado.
Vale lembrar que o funcionamento dos óculos 3D que usamos no cinema digital e os que usamos em casa, geralmente, os caseiros, não são iguais. pois, em ambos os modelos a passagem da luz refletida tem a sua função alterada. Enquanto, que nos óculos de lentes polarizadas a imagem é igualada, no outro, a imagem é diferenciada, e o cérebro, utiliza dessa diferença para facilitar a percepção do campo ilusório. Ex: a profundidade da tela.
Quem aí já não sentiu que assistir filme 3D no cinema é muito mais gostoso? E não é apenas por causa da tela ser maior não. Isso é verdade, há mesmo esse desconforto, isso por que no cinema, são os óculos polarizados que tem a tarefa de igualar as imagens diferentes que nossos olhos tem. Já nos óculos caseiros de lente vermelha e azul, a tarefa de igualar a imagem é do nosso cérebro, causando assim um esforço maior de nossas energias para assistir um filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Respeite as regras de bom senso para comentários.
- Não difame, calunie ou injurie ninguém.
- Não aproveite-se do anonimato, onde for permitido para fazer o mal.
- Fale o que falaria pra todos abertamente, mas não ofenda ninguém.
Obs: os comentários serão moderados e livres após a aprovação.