Ultimas postagens

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O verdadeiro valor...


      Ao longo da vida, como resultado de nossa escolhas. inevitavelmente, vamos tomando decisões que muitas vezes, numa análise mais ampla da vida, não está totalmente de acordo com os padrões que temos como educação, e nem como fomos moldados pelos nossos pais e familiares.

         Por causa da nossa maioridade, e por causa de nossa vontade de fazer as próprias regras, vamos passando a deixar de ouvir a opinião de nossos pais que tem mais experiência, para tentar fazer nossas próprias escolhas. E é ai que algo sempre dá errado. Por que como nossos conceitos sobre a vida e as coisas, devido a nossa inexperiência ser pouca, é indefinido. Julgamos ter a mente aberta e vamos acrescentando coisas novas, e deixando de lado, muitas coisas, que intitulamos ser decisões de nossos pais. 

E quando tomamos  nossas próprias decisões: aquilo que foge ao padrão de comportamento que aprendemos como correto,  nos desvia a atenção daquilo que aprendemos ser certo, e é  a maneira mais correta de agir.  

Esses são os princípios que nossos pais e familiares nos ensinaram quando crianças.

Já, aquilo que foge do padrão de estrutura familiar que aprendemos, que nos leva a tomar decisões precipitadas, e muitas vezes reagir sem nem pensar bem nas consequências de nossos atos, nos desvia de nossos verdadeiros sentimentos.  Aderimos novos conceitos que nem experimentamos se dá certo ou não e ignoramos experiências de nossos pais, a título de fazermos o que queremos. 

Quando aprendemos a sentir coisas boas, temos um caráter bom formado e vamos passar isso para nossos filhos. Mas, quando ignoramos as coisas e desaprendemos aquilo que é essencial que nos foi ensinado, passamos a não dar valor para questões indispensáveis. Assim, passamos a agir sem pensar nas consequências que nossas atitudes vão ter, e nos tornamos em pessoas “ de mau caráter”, que, simplesmente, não se preocupam se vão ou não ferir os sentimentos dos outros com a sua atitude. 

E isso acontece quando nos afastamos totalmente de nossos pais. Quando saímos das “asas” deles antes da hora. Quando nos julgamos ser suficientes para levar a vida sozinho quando na verdade, ainda nem conseguimos enfrentar nossas próprias solidões. 

Existe um por quê, de todas as pessoas passarem por tantas adversidades na vida. existe um por quê de todas as pessoas agirem diferente uma das outras. Pois, muitas  pessoas ignoram a raiz de onde vieram,  e fazem o poço de sabedoria que seus pais lhe ensinaram secar.  Isso por que jogam fora tudo que aprenderam, tudo que foi ensinado simplesmente por que se dá conta de que deve jogar fora o que recebeu e tomar suas próprias decisões em tudo. não se lembra: de que experiências valem mais que dinheiro quando compartilhadas. 

O verdadeiro valor que as pessoas merecem não está nas suas posses, no número de troféus que conquistaram seja lá qual for a modalidade de esporte que elas praticam e nem no tipo de voz que elas possuem, ainda que sejam ótimos cantores.  Não... o verdadeiro valor de uma pessoa está no caráter. O verdadeiro valor está na pessoa que luta pra tentar manter de pé aquilo que por meio de Deus seus pais lhe ensinaram, mesmo que por suas próprias decisões , não aceitem. Mas sigam. 

O verdadeiro valor de uma pessoa está no seu interior. Naquela grande força de vontade que tem de corrigir um erro, mesmo quando ele se torna insistente e se tem muitas recaídas. Pois, o importante é se lembrar que temos que: lutar sempre, recair as vezes, mas desistir jamais. 

O maior valor que uma pessoa demonstra é a pureza de coração de não desejar o mau para o outro.  Contudo, ela pode até com suas próprias escolhas, em algum momento da vida, optar por algo que a faça se prejudicar, pois, somos imperfeitos e estamos sujeitos a fracassar em muitas coisas. Mas, nunca fazer de caso pensado algo a fim de prejudicar os outros. 

E esse valor está presente em todos que seguem a risca, os princípios morais, ensinados pela família.  E esses princípios, embora, sejam meramente coercitivos pela sociedade, por que não se tem punição para os que não obedeçam, a menos que cometam crimes, são essenciais para que todas as pessoas sejam pessoas sejam felizes de verdade. 

Maior que esse valor: só Deus e seu amor por todos os seus filhos: seres humanos que ele criou.

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...